Dados do Trabalho


Título

Rinovírus como causa de ARDS rapidamente progressiva em paciente imunocompetente

Descrição do caso

Paciente portador de hipertensão arterial, dislipidemia, e com passado de tabagismo ( 10 anos/maço). Submetido a artrodese lombar em 4 níveis e admitido na UTI no pós operatório imediato. Apresentou boa evolução pós operatória, tendo recebido alta em 48h.
Evoluiu no apartamento no 4o PO com quadro de dispnéia com progressiva queda da saturação, tendo retornado a UTI com quadro de insuficiência respiratória hipoxêmica. Tentada terapia com canula nasal de alto fluxo e realizada investigação com AngioTC de toráx sem sinais de embolia pulmonar, porém com infiltrado difuso em vidro fosco. Iniciado antibioticoterapia empírica e corticoterapia. Evoluiu com necessidade de ventilação mecãnica, (PO2/FiO2: 180) tendo sido submetido a broncoscopia com lavado broncoalveolar. Coletado material para realização de painel molecular para pneumonias, através de PCR. Identificado Rhinovírus, e excluídas outras causas infecciosas por PCR e culturas. Paciente necessitou de ventilação em prona, mas apresentou boa evolução, tendo sido extubado após 4 dias de ventilação mecãnica. Infecção por Rinovírus pode ser causa de SARA grave. Os novos métodos de detecção através de PCR permitem o diagnóstico com alta sensibilidade.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Breno Barbosa Guimarães Carneiro, Maria Alice Costa pontes de Sá, Isabella Tannús Simionatto, Leonardo R Lima , Tulio Xavier Leirias , Helia Beatriz Nunes Fonseca , Antonio Fagundes Jr.