Dados do Trabalho
Título
Causas de não doação de órgãos em um hospital público terciário em São Luís, MA no ano de 2022
Objetivo
O trabalho visa analisar as causas de não doação de órgãos num hospital municipal do estado do maranhão, no ano de 2022.
Métodos
Trata-se de um estudo retrospectivo observacional, com uma amostra de 1069 pacientes com história de não doação de órgãos. Realizado numa unidade de terapia intensiva para adultos num hospital público terciário em São Luís – MA, entre janeiro de 2022 a dezembro de 2022. O estudo foi realizado a partir da investigação em um banco de dados armazenados no sistema Microsoft Excel. Foram subdivididos em causas: recusa familiar, contraindicações médicas e problemas logísticos.
Resultados
Dos 1069 pacientes cuja a doação de órgão não foi realizada, houve uma divisão de suas causas. Recusa familiar, contraindicações médicas e problemas logísticos foram os elencados pela CIHDOTT. Nesse interim, 6,17% das causas de não doação de órgãos estão relacionadas à recusa familiar, enquanto 72,31% a contraindicações médicas e 20,98% associadas a problemas logísticos. Os meses de abril e maioria dos casos foram de contraindicações médicas, sendo parte de 8,13% da amostra total, superando o número dos problemas de entrevista familiar relacionados a recusa (6,17%) por si só, tais quais desejo de corpo íntegro, desejo de não doação, dentre outras justificativas interligadas.
Conclusão
Há, portanto, um grande número de não efetivação de doação relacionadas a problemática de recusa familiar que se baseiam desde desconhecimento do desejo do potencial doador em vida a convicções religiosas. Foi identificado uma parcela de contraindicações médicas, estimulando o inicio de ações para melhoria de cuidados e manutenção do potencial doador.
Área
Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma
Autores
Valdemiro Freitas Neto, Hiago Sousa Bastos, Vinicius Freire Pereira, Polianna Costa Bortolon Melo , PAULA DE CARVALHO BACELAR, CARLOS GONZAGA MELO FILHO, PEDRO HENRIQUE PASSOS LEÃO MADEIRA, GABRIEL ALMEIDA LISBOA OLIVEIRA