Dados do Trabalho


Título

Análise do Protocolo de Hiperglicemia Hospitalar no Doente Crítico e os Marcadores relacionados à Mortalidade.

Objetivo

O manejo da hiperglicemia hospitalar exige uma abordagem complexa e multifatorial, e desde novembro de 2019 o Hospital Sírio-Libanês reformulou seu protocolo para o manejo da hiperglicemia em pacientes críticos, implementando um modelo unificado e digitalizado, que utiliza a ferramenta InsulinAPP-UTI. Tal iniciativa visa a detecção e o tratamento precoces tanto da hiperglicemia quanto da hipoglicemia desde a admissão dos pacientes em unidades críticas. Neste cenário, o objetivo deste estudo é avaliar os parâmetros clínicos, os fatores relacionados ao controle da disglicemia, além da aderência aos indicadores de segurança estabelecidos na literatura, durante o tratamento de pacientes críticos com hiperglicemia, avaliando as diferenças entre aqueles cujo desfecho foi óbito e os que tiveram alta hospitalar.

Métodos

Este estudo retrospectivo avaliou pacientes críticos submetidos ao protocolo hospitalar entre novembro de 2019 e abril de 2021.

Resultados

Foram avaliados 475 pacientes, dos quais 135 (28,4%) evoluíram para óbito. Houve correlação significativa entre idade avançada, glicemia capilar inicial e doença renal crônica com o desfecho de óbito. Em contraste, o índice de massa corporal elevado e diagnóstico prévio de diabetes mellitus atuaram como fatores protetores. O coeficiente de determinação do modelo de regressão logística foi de 0,2024, indicando que os fatores avaliados explicam 20,24% do risco de óbito.

Conclusão

Conclui-se a importância do manejo apropriado da hiperglicemia em pacientes hospitalizados e a necessidade de abordagem multidisciplinar para melhorar os desfechos clínicos. A pesquisa sugere estudos adicionais para entender completamente os determinantes de risco em distúrbios glicêmicos.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

ALEXANDRE Barbosa CÂMARA de Souza, Adriel Rudson Barbosa Albuquerque, Marcos Tadashi Kakitani Toyoshima, Márcia Nery