Dados do Trabalho


Título

O paciente em ventilação mecânica: a avaliação do conforto através de expressões corporais

Objetivo

Elaborar um instrumento capaz de avaliar o conforto de paciente sob ventilação mecânica através de suas expressões faciais e motoras, sinais vitais e necessidades fisiológicas, fundamentado na Teoria do Conforto de Kolcaba.

Métodos

Estudo descritivo exploratório com elaboração de um instrumento de avaliação de conforto para pacientes sob ventilação mecânica a partir da combinação de dois instrumentos: General Comfort Questionnaire (versão em português) e The Comfort Behaviours Checklist, ambos de autoria de Katharine Kolcaba. Para tanto, o segundo instrumento passou por processo de tradução e breve adaptação semântica. Extraímos então de cada instrumento os itens aplicáveis ao perfil clínico em questão, formando um único documento e, compondo assim uma escala de avaliação de conforto para pacientes sob ventilação mecânica.

Resultados

O instrumento foi inicialmente estruturado em quatro categorias: vocalização, expressão facial, sinais motores e outros sinais, este último dividido em duas subcategorias (sinais vitais e necessidades fisiológicas). Entretanto, a categoria "vocalização" foi excluída, pois não houve evidências na literatura que justificassem sua viabilidade para aplicação ao paciente sob ventilação mecânica. Outras adaptações foram ainda realizadas nas demais categorias, porém mantidas, pautadas na literatura. O sistema de pontuação do construto é baseado em escala Likert que varia de 0 a 4, na qual o avaliador observa o paciente e pontua conforme ele se apresenta. Quanto maior a pontuação, maior o nível de conforto.

Conclusão

A condução do estudo foi satisfatória visto que seu produto final foi a consolidação de um instrumento que se propõe a avaliar o conforto do paciente sob ventilação mecânica.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Thamires Eugênio de Moraes, Eduardo Augusto Semblano Gaia, Carlos Roberto Lyra da Silva, Andrea Santos Garcia, Daniel Aragão Machado, Roberto Carlos Lyra da Silva, Juliana Mendes Marques