Dados do Trabalho


Título

Explorando o ultrassom à beira do leito: retenção da aprendizagem após um mês de aula expositivo-teórica e testes comparativos

Objetivo

Avaliar a retenção da aprendizagem de estudantes de medicina de uma aula sobre ultrassonografia e diferenciação etiológica do choque circulatório.

Métodos

Pesquisa longitudinal de caráter quantitativo. Em aula de ultrassonografia para acadêmicos de medicina, foi realizado um pré-teste antes da aula e, ao término da mesma, um pós-teste idêntico, aplicados a 11 estudantes de diferentes períodos. Após um mês, reaplicou-se o mesmo teste para 7(63,3%) alunos.

Resultados

A mediana de acertos no pré-teste foi de 4(3-5), no pós-teste 7(6-8) e no de retenção 7(5-7). A mediana de variação entre as respostas do pré e do pós-teste foi de 3(2-5), sem variação significativa entre o pós-teste e o teste de retenção. Em relação aos acertos do pré-teste, houve diferença significativa tanto com o pós-teste(p=0,022), como com o de retenção(p=0,025). Não houve diferença entre o pós-teste e os acertos obtidos após um mês(p=0,125).

Conclusão

O treinamento foi efetivo, com um aumento substancial de acertos no pós-teste, o qual se manteve em sua maioria após um mês do treinamento. A avaliação do choque cardiogênico e da veia cava inferior demonstraram ter impacto mais significativo com o treinamento, assim como a constatação de uma função de VE preservada. Apesar de ter havido perda de acertos após um mês na análise do choque cardiogênico, a avaliação do cor pulmonale agudo, contudo, não teve maior impacto com o treinamento, enquanto a avaliação do tamponamento teve um aumento não significativo de acertos, com deterioração dessa mediana após um mês.

Área

Choque e Monitorização Hemodinâmica

Autores

Taciana Assis Bezerra Negri, Angra Zulma Costa de Souza, Alexandre Jorge de Andrade Negri Júnior, Renaly Vasconcelos de Macedo, Christofher Phillipp de Andrade Silva, Fátima Elizabeth Fonseca de Oliveira Negri, Paulo César Gottardo, Alexandre Jorge de Andrade Negri