Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico-epidemiológico de pacientes neurocríticos internados no Hospital Djalma Marques, em São Luís-MA

Objetivo

Conhecer o perfil epidemiológico e clínico de pacientes neurocríticos internados em uma UTI terciária de um hospital público em São Luís-MA.

Métodos

Consiste em um estudo retrospectivo observacional, envolvendo 70 pacientes internados em uma UTI de um hospital público terciário em São Luís-MA, entre dezembro de 2021 a agosto de 2023 por causa neurológica, incluindo trauma. As variáveis estudadas foram: SAPS-3, mortalidade, tempo de permanência e utilização de recursos como ventilação mecânica e drogas vasopressoras. A coleta de dados foi feita por análise de prontuários e os dados foram armazenados em uma planilha do Microsoft Excel, com sua análise realizada no programa computacional IBM SPSS Statistics.

Resultados

Dos 70 pacientes avaliados, a faixa etária foi de 8 a 93 anos e a maioria do sexo masculino (75,7%), que permaneceram na UTI por 10,8 dias em média, vindos do centro cirúrgico (75,7%) e como principais procedimentos cirúrgicos sendo a drenagem de hematoma intraparenquimatoso (31,4%) e drenagem de hematoma subdural (31,4%). Na amostra, 7,1% tinham diabetes e 28,6% tinham hipertensão como comorbidade. O SAPS 3 médio do grupo foi 60,7 com mortalidade esperada de 38,6%. O recurso ventilação mecânica foi usado por 90% e as drogas vasopressoras foram usadas por 20%. A mortalidade real foi de 18,5%.

Conclusão

Os pacientes neurocríticos representam um grupo desafiador para o manejo na UTI. Assim, entender o perfil dos pacientes neurocríticos é fundamental para aperfeiçoar o atendimento desse grupo. Medidas possíveis seriam intervenções de prevenção para o desenvolvimento de hipertensão intracraniana e de complicações infecciosas.

Área

Neurointensivismo

Autores

Rayanne Dutra Gonçalves, Pedro Henrique Passos Leão Madeira, Vinicius Longo Souza Lima