Dados do Trabalho


Título

Comunicação aumentativa e alternativa: elemento importante na reabilitação do paciente crítico

Objetivo

Relatar sobre a conduta, manejo e intervenção das equipes de psicologia hospitalar, terapia ocupacional e fonoaudiologia no cuidado ao paciente crítico que enfrenta entraves para conseguir estabelecer a comunicação interpessoal com o seu mundo externo e social.

Métodos

Explorada enquanto uma rotina de trabalho, a presente intervenção destaca as principais estratégias da equipe de reabilitação multiprofissional que atua no cenário da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), evidenciando através da prática assistencial as técnicas para a intermediação da comunicação entre o paciente e o seu meio.

Resultados

A atuação parte do conhecimento das necessidades de suporte no estabelecimento de contato verbal ou não verbal. Entre atendimentos individuais e em conjunto, a equipe realiza intervenções que auxiliam na conduta e no manejo de casos em que o paciente pode não ser alfabetizado, estar traqueostomizado ou mesmo estar em situação de intubação orotraqueal. Tanto fazendo uso das placas de orientação e comunicação aumentativa e alternativa compostas por figuras, como através da leitura labial enquanto meio de contato, da escrita e dos sinais corporais, através de piscadas e apertos de mão.

Conclusão

Com fins de divulgar as possibilidades da atuação na comunicação aumentativa e alternativa com o paciente crítico, a prática em questão viabiliza não só a segurança da comunicação entre a tríade paciente, equipe e família, mas também intensifica a qualidade do plano terapêutico que deve ser conduzido conforme acessamos as reais necessidades e urgências dos assistidos.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Isabele Bastos Urquidi, Helena Ganzarolli Carlos, Bruna Ribeiro Faria, Bianca Souza Felippe, Jessica Caroline Maia de Souza, Gabriela Lívio Emídio