Dados do Trabalho
Título
Monitorização multimodal e sua importância: relato de um caso de acidente vascular cerebral de fossa posterior com alteração na monitorização da pressão intracraniana não invasiva
Descrição do caso
Resumo:
Descrevemos o caso de um paciente submetido a craniectomia descompressiva da fossa posterior devido a um acidente vascular encefálico isquêmico cerebelar e de tronco cerebral secundário e dissecção de artéria vertebral direita e artéria basilar, cuja monitorização da pressão intracraniana invasiva (ventricular) não apresentou valores superiores a normalidade enquanto que a monitorização não invasiva da pressão intracraniana demonstrou alterações morfológicas nas ondas de pressão intracraniana, concordando com a imagem e clínica do paciente de alteração de complacência cerebral.
Trata-se de paciente masculino, 33 anos, sem antecedentes prévios, que após treino de luta apresentou dor torácica com irradiação para membro superior direito e mandíbula seguida de vertigem e náuseas. Procurou atendimento em outro serviço de saúde. Durante investigação cardiológica apresentou crise convulsiva, rebaixamento do nível de consciência e necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica.
Foi transferido para o nosso serviço após 36h do início dos sintomas. Apresentando na tomografia de crânio sem contraste na admissão presença de lesão isquêmica extensão em fossa posterior (cerebelo e tronco) a direita com sinais de hipertensão intracraniana. Foi submetido a craniectomia descompressiva de emergência com implantação de derivação ventricular externa e cateter de monitorização invasiva da pressão intracraniana.
Durante monitorização multimodal a pressão intracraniana invasiva não demonstrou alteração, enquanto que a monitorização não invasiva da pressão intracraniana mostrou alterações de complacência cerebral compatíveis com clínica e exames de imagem.
Área
Neurointensivismo
Autores
Gustavo Augusto Couto Carvalho, Iara Samanta Wagner, Selden Kawai de Andrade, Antonio de Chagas Filho , Salomon Soriano Ordinola Rojas