Dados do Trabalho


Título

EVOLUÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES HOSPITALIZADOS EM UTI COM DIAGNÓSTICO DE AVC EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DO SUL DO BRASIL

Objetivo

Avaliar o perfil de pacientes internados em UTI por AVC e fatores associados à mortalidade

Métodos

Estudo observacional tipo coorte retrospectiva, com coleta de dados secundários de pacientes maiores de 18 anos diagnosticados com AVC (CID I64), no período de 01/01/2016 a 31/12/2021 em hospital terciário do sul de Santa Catarina.

Resultados

Foram analisados 390 pacientes. O perfil identificado entre os pacientes foi predominante do sexo masculino (59,5%), com média (±DP) de idade de 67,5 (±12,5) anos, com maioria do ensino fundamental incompleto (51,8%) e cerca de 93% era de etnia branca. O quadro clínico mais comum na chegada ao hospital foi fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna (55,4%). Mais de 85% tinham como fator de risco a Hipertensão. O AVC isquêmico foi o mais prevalente (78,2%). A taxa de mortalidade foi de 39%. Foram associados ao óbito, idade ≥ 60 anos, Escala de Coma de Glasgow < 13, maior tempo de internação e presença de complicações, como a progressão da área do infarto e a pneumonia. O tipo de AVC não foi associado à maior mortalidade.

Conclusão

Este estudo contribui para a compreensão contínua do AVC como uma condição clínica complexa e multifacetada, cuja abordagem pode ser auxiliada pela estratificação de risco e melhor compreensão dos pacientes que apresentam um prognóstico mais desfavorável.

Área

Neurointensivismo

Autores

Andréa Bittencourt Cardoso, Kelser de Souza Kock