Dados do Trabalho


Título

Análise da Incorporação de Boas Práticas para Controle de Infecção e Óbitos em Unidade Intensiva Pública

Objetivo

Relatar e analisar os dados, a partir da participação do Programa Saúde em Nossas Mãos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), ao longo dos últimos 12 meses, utilizando a metodologia “modelo de melhoria”. Identificar e comentar a aderência às práticas recomendadas e índices de infecção.

Métodos

Analisar os dados, a partir da participação do Programa Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS, ao longo dos últimos 12 meses, utilizando a metodologia “modelo de melhoria”. Identificar e comentar a aderência às práticas recomendadas e índices de infecção.

Resultados

Uma rotina de coleta de indicadores, por enfermeiras intensivistas, possibilitaram um acompanhamento real do índice de infecções e implementação das práticas. Visitas presenciais e análise dos índices com o ”hub“ monitoraram as melhorias. Capacitação da equipe, após a análise dos problemas (PDSA) em: punção com campo cirúrgico em corpo inteiro; manipulação de cateter venoso central; higiene do meato uretral; coletor individual da diurese; higiene e lavagem das mãos a cada nova turma de alunos. Dados preliminares de janeiro a julho 2023: houve redução de 48% das IRAS; redução de 40% das Pneumonias Associadas à Ventilação (PAV); redução de 85% das Infecções de Corrente Sanguínea, e somente 2 casos de Infecção do Trato Urinário neste período. No 1o. trimestre, 16% dos óbitos estavam relacionados à IRAS e, desde então não houve óbitos relacionados com IRAS.

Conclusão

A participação no Projeto Saúde em Nossas Mãos melhorou as práticas de assistência no serviço, os índices de infecção e óbitos relacionados à infecção.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

HERBERT MISSAKA, Tatiane Fernandes da Fonseca Gaban, Daniela Romero Bally, Leda Souza Nascimento, Leonardo Pinheiro Padua, Fabio Nascimento Sá, Caroline Martins Fernandes, Renata Vasconcelos