Dados do Trabalho


Título

Validade de conteúdo de um Diário de UTI: uma proposta para promoção de conforto de familiares e pacientes

Objetivo

Validar o conteúdo de um Diário de UTI com vistas a promoção do conforto e diminuição da PICS.

Métodos

Estudo metodológico, conduzido em um hospital no interior da Bahia. Foram selecionados profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva e familiares para compor o comitê de juízes. Participaram 01 fisioterapeuta, 01 médico, 03 Enfermeiros e 02 técnicos de Enfermagem e 04 eram familiares de pacientes com mais 24 horas em ventilação mecânica. Entregue uma cópia do Diário de UTI e o questionário de avaliação que considerou os critérios: relevância, escrita, divisão do diário, conteúdo, espaço para colagem, objetividade, facilidade de compreensão, ilustração, layout e número de páginas. Para cada critério utilizou-se uma escala do tipo Likert. Utilizado a estatística descritiva para a taxa de concordância.

Resultados

Realizada a exploração teórica para a construção do Diário de UTI, desenvolvido um protótipo do Diário, revisado pelo comitê de juízes para as adequações conceitual, semântica e operacional. A taxa de concordância entre os juízes foi elevada, consideraram o diário apresentado adequado quanto aos critérios avaliados. Houve duas sugestões: a adoção de desenhos ao invés de inclusão de fotos de pacientes, redução da quantidade de linhas para escrita dos profissionais e maior quantidade para os relatos das notícias que ocorrem no mundo.

Conclusão

O diário de UTI é uma estratégia de comprovada relevância na diminuição do desconforto psíquico em pacientes e familiares, um recurso para descarregar emoções e ajudar o paciente a entender e ressignificar a experiência vivida na UTI.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Raquila Laianna Gonçalves Rocha, Ana Paula Matos de Jesus , Katia Santana Freitas, Pollyana Pereira Portela , Lais Lima dos Santos, 6. Fernando Mendes Nogueira Souza, Milena Rodrigues Araújo Schuck, Pedro Luna Flores Silva