Dados do Trabalho


Título

Desmame e extubação no pronto socorro de um hospital público universitário

Objetivo

Avaliar o sucesso das extubações realizadas no pronto socorro do hospital universitário de nível terciário da Unicamp e a gravidade destes pacientes através do score Apache II.

Métodos

Estudo prospectivo observacional não intervencionista, as pesquisadoras realizaram visitas diárias ao pronto socorro para verificarem com as equipes assistentes quais eram os pacientes adultos elegíveis ao desmame da ventilação mecânica invasiva ou à extubação. Estes pacientes adultos extubados no pronto socorro foram incluídos no estudo, após o aceite do termo de consentimento livre e esclarecido (aprovado pelo Comitê de Ética, CAAE: 53043621.1.0000.5404 e parecer nº 5.316.646), e os dados coletados foram analisados estatisticamente com o Teste U de Mann-Whitney.

Resultados

Considerando que o P valor de 0,26 quando comparados os grupos de alta hospitalar e internação, a taxa de sucesso na extubação foi de 100% nos pacientes de alta hospitalar e 80% nos pacientes internados, ocorreram 03 (20%) falhas nas extubações.

Conclusão

Apesar da alta gravidade dos pacientes demonstrada pelo score Apache II, tanto no grupo de alta hospitalar, quanto no de internação, e a heterogeneidade da amostra, os resultados obtidos foram satisfatórios referentes ao desfecho do quadro clínico, quando comparado à estudos anteriores.

Área

Índices Prognósticos

Autores

Ana Paula Silva, Bruna Ionara Custódio, Karina Reis Capatti, Marcelo Gustavo Pereira, Natália Marjory Maciel, Nicole Elen Ferrari, Ivan Felizardo Toro, Fábio Crozara