Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da UTIP de Hospital Estadual terciário após o término da Pandemia da COVID -19

Objetivo

Evidenciar o perfil epidemiológico da UTIP do HINSG, hospital estadual terciário do ES, após a declaração de término da pandemia da COVID – 19, no período de 1 ano.

Métodos

Os dados foram coletados de forma retrospectiva dos pacientes internados entre julho de 2022 e julho de 2023. Dados de 310 pacientes internados no período foram obtidos por meio de tabela de Excel preenchida para fins de pesquisa, revisados pelos pesquisadores por meio dos prontuários eletrônicos nos casos de dúvida ou ausência de dados. A análise foi feita usando a linguagem de programação Python.

Resultados

54,19% dos pacientes internados no período eram do sexo masculino. A média de idade geral foi de 4,1 anos, com mediana de 1,37. Não houve diferença estatisticamente significativa para a média de idade relacionada ao sexo.
A média da duração da internação foi de 5,23 dias, com mediana de 3 dias, e variação entre 0 e 68 dias. 1,9% dos pacientes tiveram internação longa (maior que 30 dias). Não houve diferença significativa da duração da internação para os gêneros. As causas mais frequentes de internação foram as respiratórias, com predomínio de bronquiolite ( 21%) e pneumonias ( 16%).
A média de ocupação ao ano foi de 74%, com maiores ocupações nos meses de julho de 2022 , março e abril de 2023.
A taxa de mortalidade foi de 3,22%, sem diferença estatística entre os gêneros.

Conclusão

As doenças respiratórias se mantem como a principal causa de internação. Óbitos ocorreram em casos de choque séptico e quadros respiratórios.

Área

Pediatria

Autores

kleivia da Silva Damas, Leticia Araujo Silva, Karla Loyola de Oliveira Arantes, Dara Gomes da Silva