Dados do Trabalho
Título
Uso de plasmaférese no tratamento da Esteatose Hepática Aguda da Gravidez (EHAG): relato de caso em uma Unidade de Terapia Intensiva Obstétrica.
Descrição do caso
Objetivo
Descrever o caso de paciente com diagnóstico de EHAG que evoluiu com insuficiência hepática aguda, sendo indicada plasmaférese como terapia de suporte com evolução favorável do quadro clínico.
Métodos
Foi revisado o prontuário de uma paciente internada em uma UTI obstétrica, que preencheu os critérios de Swansea para o diagnóstico de EHAG.
Relato de caso
E.P.S, G2P0A1, IG: 32 semanas 2 dias, admitida na UTI obstétrica no pós-operatório imediato de cesárea por quadro de Síndrome HELLP com disfunção hepática, trombocitopenia e disfunção renal. No segundo pós-operatório, evoluiu com piora do quadro com rebaixamento do nível de consciência, preenchendo critérios de Swansea para EHAG com encefalopatia hepática, hiperbilirrubinemia, distúrbios de coagulação e hipoglicemia de difícil controle. Foram instituídas medidas de suporte, discutido com equipe médica assistente e com serviço de Hematologia, sendo indicada plasmaférese como terapia adjuvante. Devido ao risco de hepatite fulminante com necessidade de transplante hepático, paciente é referenciada para UTI referência em transplante hepático e mantida a indicação de plasmaférese, totalizando no total cinco sessões. Paciente evoluiu com regressão do quadro sem necessidade de transplante hepático.
Conclusão
A plasmaférese teve um papel importante na resolução do quadro clínico dessa paciente, evitando a necessidade de transplante hepático. Mais pesquisas são necessárias para aprofundar a compreensão e otimizar o manejo dessa doença.
Área
Hemostasia, Trombose e Transfusão
Autores
JOAO VICTOR MENDES BARBALHO, ANA CECILIA Santos Martins Cláudio MOURAO, Cláudio ABREU BARRETO JUNIOR, NEWTON CARLOS VIANA LEITE FILHO, JOSE WILSON TOMAZ VASCONCELOS, VIVIANE CORREA FILOMENO SILVA, ERISSON BARBOSA SANTOS, SAMUEL CIRIACO SILVA OLIVEIRA