Dados do Trabalho


Título

Qual a importância de um protocolo multidisciplinar de desmame ventilatório em um indivíduo em cuidados paliativos na UTI?

Descrição do caso

Homem, 54 anos, admitido com dispnéia inespecífica e linfonodomegalia cervical, enfisema destrutivo avançado, hipertensão arterial pulmonar classe III, indicação prévia de oxigenoterapia domiciliar, ex-tabagista e ex-etilista. Durante a internação evoluiu com necessidade de intubação orotraqueal (SAPS-3 74,5% e SOFA 7) com duas falhas de extubação, traqueostomia e falhas de desmame ventilatório por hipersensibilidade brônquica e broncoespasmo de difícil controle. Após 25 dias de ventilação mecânica e probabilidade de óbito de 80% nos próximos dois anos, optou por cuidados paliativos em conjunto com familiares visando humanização, conforto e dignidade. Como paciente consciente e orientado foi elaborado, pela equipe multidisciplinar, um protocolo individualizado de desmame ventilatório, associado a mobilização e testosterona. O protocolo consistia em treinamento muscular respiratório, reabilitação cardiorrespiratória e períodos de respiração espontâneas progressiva, associado a realização de 200cmg de cipionato de testosterona a cada cinco dias, durante o período de desmame ventilatório. Após 24 dias de protocolo o paciente evoluiu com 48 horas de respiração espontânea e deambulação com dispositivo de marcha (andador). Com 91 dias de internação o paciente recebeu alta hospitalar decanulado, em alimentação via oral, oxigenoterapia de baixo fluxo e deambulando com auxílio do andador, retornando para a comunidade funcional para suas atividades básicas de vida diária. Os resultados obtidos só foram possíveis devido a presença da equipe de fisioterapia 24h/dia, associada a uma equipe multiprofissional participativa, possibilitando a realização das atividades diárias propostas pelo protocolo, visando sempre o bem estar do paciente e uma alta qualificada.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Matheus Furlan Paulo, Beatriz Coelho Souza, Larissa Reis Sousa, Simone Freiria, Carlos Eduardo Lopes Almado, Gustavo Jardim Volpe, Marcos Carvalho Borges