Dados do Trabalho


Título

Diminuição da incidência de Lesão por Pressão relacionada a Dispositivo Médico na fixação de cânula orotraqueal em Unidade de Terapia Intensiva Adulto - Sistema Único de Saúde (SUS)

Objetivo

Avaliar a implementação de um plano de ação para reduzir o número de Lesões por Pressão (LPP) associadas a dispositivos médicos, por meio da utilização da bandagem elástica adesiva para fixar a cânula orotraqueal (COT) em pacientes intubados adultos e idosos.

Métodos

Estudo prospectivo realizado em um hospital do interior de São Paulo, do período de janeiro a junho de 2023. Após aprimoramento da cultura de notificação foi identificado o aumento da incidência de LPP relacionada a fixação da COT com cadarço sarjado de algodão. Desta forma, foi implementado um plano de ação pelo time de pele utilizando novo dispositivo, a bandagem elástica (Tensoplast®), dispositivo já utilizado em outras instituições. A nova medida foi implementada de forma gradual, inicialmente pelos profissionais do time de pele, seguida de implementação e treinamento da equipe. Os resultados foram demonstrados e analisados a partir do indicador de incidência de LPP relacionados a dispositivos médicos

Resultados

A incidência de LPP em janeiro foi de 38,46%, em fevereiro, após a implementação, diminuiu para 10%, Já em março foi de 5,56%, com 100% dos pacientes com a nova fixação. De abril a junho, nenhum paciente apresentou lesão associada à nova fixação. O custo médio paciente/dia com o cadarço é de R$1,60 e a bandagem elástica R$1,79.

Conclusão

A utilização da bandagem elástica adesiva diminuiu o número de lesões associadas à fixação da COT em pacientes intubados, podendo ainda reduzir os custos associados aos cuidados com as lesões por pressão.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Aline Souza Meira, Beatriz Coelho Souza, Matheus Paulo Furlan, Simone Freiria, Cristiane Motta Machado, Juliana Carvalho, Carlos Eduardo Lopes Almado, Gustavo Jardim Volpe