Dados do Trabalho


Título

TECNOLOGIA ASSISTIVA NO MANEJO DA HIGIENIZAÇÃO ORAL DO PACIENTE HOSPITALIZADO.

Objetivo

A presente pesquisa tem como objetivo avaliar, a partir de revisão de literatura, como a dificuldade na função motora afeta a saúde bucal dos pacientes e a atuação da terapia ocupacional e da odontologia neste cuidado.

Métodos

Foi realizada revisão de literatura abrangendo artigos de pesquisa, literatura e relatos de casos de 2000 a 2019, selecionados 4 com relevância, publicados nas bases de dados Google Acadêmico, Pubmed, Scielo, utilizando os descritores: Autocuidado; Humanização da Assistência; Terapia Ocupacional; Odontologia Hospitalar.

Resultados

A análise qualitativa dos documentos científicos mostra que indivíduos com dificuldade na função motora têm a saúde bucal afetada, podendo ser um agravante para a saúde sistêmica do paciente. A falta de destreza do paciente pode ocasionar acúmulo de placa bacteriana e periodontopatias que são intimamente relacionadas à higiene bucal dificultada. A estimulação por parte dos profissionais da saúde para que o próprio paciente realize a higienização bucal, através de estratégias acessíveis para o cuidado de forma eficiente e segura, favorece a saúde bucal e autonomia. A terapia ocupacional combina técnicas práticas, associadas à atuação do cirurgião-dentista com mecanismos facilitadores da limpeza oral, como escovas de dentes adaptadas com cabos engrossados, flexíveis, estabilizadores, com esponja e fios dentais com hastes.

Conclusão

Conclui-se que o olhar humanizado e a necessidade do manejo e atendimento à pessoa com comprometimento motor une profissionais, chamando atenção dos odontólogos e terapeutas ocupacionais a proporem estratégias seguras para a higienização bucal desses pacientes.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Juliana Couto, Irisney Cavalcante, Fernanda Sena, Letícia Mayumi, Lethicia Sousa