Dados do Trabalho


Título

Choque por isquemia espontânea de epíplon no puerpério – relato de caso e revisão de literatura

Descrição do caso

Introdução: A necrose idiopática do epíplon é uma entidade rara, de difícil diagnóstico e pode cursar com abdome agudo e choque. O tratamento é cirúrgico.
Relato de Caso: paciente feminina, 26 anos, G3P3A0 internada em UTI no 2º dia pós parto vaginal a termo sem relatos de intercorrências, devido a hipotensão, associado a taquicardia com queda de hemoglobina e hematócrito súbito, palidez cutaneo mucosa e rápida progressão ao choque. Com suspeita de choque hipovolêmico, recebeu hemotransfusão, realizou ultrassonografia abdominal sem achados patológicos e tomografia que evidenciou distensão de alças intestinais e liquido livre em cavidade. Iniciado antibiótico de largo espectro e submetida a laparotomia exploradora com achado de ascite clara volumosa e ausência de sangramento. Evoluiu com choque refratário, necessidade de amina vasoativa em dose elevada (noradrenalina e vasopressina), suporte ventilatório invasivo, acidose metabólica e insuficiência renal aguda oligoanúrica, e necessidade de suporte dialítico. Após algumas horas, com choque refratário, distensão abdominal, procalcitonina elevada (43,1) foi realizado nova laparotomia com achado de ascite volumosa e epiplon com extensa área de necrose, ressecado. Paciente cursou com melhora clínica progressiva, resolução do choque após 24h do procedimento, extubação em 48h e recuperação de função renal com suspensão de suporte dialítico após . histopatológico de epíplon mostrou extensas áreas isquêmicas.
Conclusão: A isquemia espontânea de epiplon é uma condição rara. Casos pontuais têm sido descritos desde 1932 e a causa permanece desconhecida. A intervenção cirúrgica é diagnóstica e curativa. O paciente pode apresentar achados confundidores e o quadro ser similar a sepse.

Área

Choque e Monitorização Hemodinâmica

Autores

Tatiany Lopes Lessa, Jessica do Nascimento Ferreira, Cintia Duarte Corrêa da Costa, Emanuelli Silva Monção Soares, Viviane Bogado Leite Torres