Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA VIABILIDADE DO SOFTWARE 3D SLICER PARA QUANTIFICAÇÃO DE LESÕES PULMONARES PELA COVID-19

Objetivo

Comparar o volume das lesões pulmonares em porcentagem processadas pelo software 3D SLICER com os laudos médicos aumentando o grau de objetividade da análise volumétrica das lesões e auxiliando a validação da ferramenta para uso clínico.

Métodos

Estudo de método-diagnóstico realizado com análise de laudos tomográficos (“padrão de referência”) de pacientes adultos internados em hospital privado de referência para tratamento da COVID-19 em Curitiba e de grupo de imagens tomográficas segmentadas em 3D e analisadas pela ferramenta LungCTAnalyser

Resultados

Foram captados 253 grupos de imagens tomográficas, dos quais, 199 foram processados. Destes, 29 (14,6%) foram descritos pelo radiologista com percentual de acometimento pulmonar <25%, 78 (39,2%) entre 25% e 49% e 92 (46,2%) com acometimento ≥ 50%. O grau de concordância entre o 3D SLICER e o laudo foi de 54,7% com intervalo de confiança de 95% de 47,9% a 61,7%. Também foram analisados grupos com acometimento ≥25% e ≥50% com seus valores de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia.

Conclusão

O Software 3D SLICER e sua ferramenta LungCTAnalyser podem ser ferramentas valiosas para a identificação e quantificação de lesões pulmonares em pacientes com COVID-19 diminuindo subjetividade dos laudos, a sobrecarga dos radiologistas e auxiliando a identificação de lesões. Seu uso não exclui a necessidade de radiologistas experientes para a melhor avaliação.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Bruna Martins Dzivielevski da Camara, Auristela Duarte de Lima Moser, Mauren Abreu de Souza, Georgia Garofani Nasimoto, Heloísa Severgnini