Dados do Trabalho
Título
Impacto da implantação da ferramenta Safety Huddle na gestão e assistência em um hospital universitário da rede pública.
Objetivo
Objetivo: Avaliar o impacto da implantação do Safety Huddle na gestão e assistência no HUPES/UFBA.
Métodos
Métodos: a ferramenta Safety Huddle foi adaptada para a realidade do HUPES, sendo incluídos fatores relacionados à segurança do paciente e à produtividade. Foram selecionadas as duas unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e a pediátrica, centro cirúrgico, hemodinâmica, hospital dia e enfermaria pediátrica. Diariamente, uma equipe composta por representantes da alta gestão e dos setores de apoio conduz rondas de 10 minutos em cada unidade. Um representante faz perguntas roteirizadas em um formulário eletrônico e as respostas dos colaboradores são registradas on-line via smartphone. As dificuldades encontradas na assistência são discutidas, sendo anotadas pelos representantes dos setores de apoio para iniciar as medidas de correção. Foram avaliados, 3 meses antes e após intervenção, os indicadores de número de saídas mensais e tempo de permanência nas UTI, número de procedimentos/cirurgias e cancelamentos no centro cirúrgico e hemodinâmica e notificações de eventos.
Resultados
Resultados: aumento de 35%, 19% e 11% na média de saídas mensais das UTIs adulto e pediátrica e enfermaria pediátrica, respectivamente; redução de 1,5, 1,4 e 0,3 dia na média de permanência nestas Unidades; redução de 16% nos cancelamentos cirúrgicos; aumento de 59% dos procedimentos hemodinâmicos e 41% das notificações de incidentes na instituição.
Conclusão
Conclusão: O Safety Huddle aparenta ser uma poderosa ferramenta gerencial com melhora da comunicação entre as unidades, setores de apoio e gestão, permitindo intervenções céleres in loco com avanço significativo da produtividade e assistência nas UTIs e demais unidades contempladas.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Natália Rosas Batista, Rodrigo Silva Gomes, Carolina Calixto de Souza Fontes, Amanda Oliveira Sarmento, Isabella Gomes Wanderley, Fábio Vieira de Bulhões, Alex Ferreira de Brito, André Luiz Scheibler Filho