Dados do Trabalho


Título

Mortalidade por meningite em indivíduos de 1 a 14 anos de idade no Brasil durante o período de 2017 a 2021

Objetivo

A meningite é uma patologia infecto contagiosa, de elevada patogenicidade, sendo ocasionada por um processo inflamatório das membranas cerebrais e do líquido cefalorraquidiano que envolvem o sistema nervoso. A etiologia viral é mais frequente, porém a bacteriana é mais preocupante, pois apresenta maior taxa de morbimortalidade. Dessa forma, tem-se como objetivo elucidar o perfil epidemiológico de mortalidade por meningite no Brasil em pacientes de um a quatorze anos de idade, no período de 2017 a 2021.

Métodos

Realizou-se um estudo de base populacional, a partir da plataforma DATASUS do Ministério da Saúde no Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS (SIM-SUS).

Resultados

Durante os anos de 2017 a 2021 foram registrados 897 óbitos no SIM/SUS por meningite no Brasil, sendo a maior taxa em 2018 (24,3%). Em relação à faixa etária, a maior taxa ocorreu em crianças com idade menor que 1 ano, sendo 477 óbitos (53,2%). Enquanto isso, o sexo masculino teve 12% mais mortes que o sexo feminino. Dessa forma, a alta letalidade pode ser devido ao fator socioeconômico e ao acesso aos sistemas de saúde nos países subdesenvolvidos. Além disso, 47,1% eram pardos, seguidos pelos brancos com 41,6%.

Conclusão

Diante do exposto, apesar da diminuição das taxas de mortalidade ao longo dos anos, ainda permanece alta, demonstrando assim, a necessidade de investimentos em medidas preventivas e no diagnóstico precoce. Além disso, são necessários maiores estudos identificando os outros fatores preponderantes para uma efetiva diminuição dessa taxa de mortalidade e identificar novas perspectivas no tratamento e prognóstico dessas crianças.

Área

Epidemiologia

Autores

CAMILA MELO FREITAS, CAMILLA LEITE FERNANDES ANDRADE, BIANCA RIOS SAMPAIO, LETÍCIA JACON VICENTE, RODRIGO ALMEIDA SOUZA