Dados do Trabalho


Título

Indicadores assistenciais a partir de dados fisiológicos de hardwares em unidade de terapia intensiva

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver indicadores assistenciais a partir da coleta automática dos registros fisiológicos dos equipamentos médicos de monitorização e suporte em UTI.

Métodos

Usando o equipamento Lifeview® para coleta simultânea de informações a partir dos hardwares dos leitos críticos (monitor multiparamétrico, ventilador mecânico, cama hospitalar, monitor de diurese e bombas de infusão) fez-se a seleção das variáveis coletadas automaticamente pelo equipamento integrador, as quais subsidiaram os indicadores de interesse assistencial. Após, a capacidade do modelo em gerar os indicadores foi testada a partir de dados históricos.

Resultados

A partir das variáveis coletadas foi possível construir os indicadores: tempo de internação na UTI, tempo médio de ventilação mecânica, mortalidade na UTI, consumo médio de sedação e custo de grupos de medicamentos como sedoanalgesia e antibióticos. Aquisição com coleta automática de dados, sem coleta manual.

Conclusão

A geração de dados granulares usando uma plataforma integradora permitiu a construção de importantes indicadores assistenciais sem a necessidade de coleta manual de dados. A correlação destes resultados com outros modelos de aquisição de dados pode ser alvo de pesquisas futuras.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Diego Silva Leite Nunes, Walter Guerra, Martins Martins, Silmara Formenti, Vinicius Torsani