Dados do Trabalho


Título

Viabilidade e segurança da mobilização precoce em pacientes críticos submetidos à oxigenação por membrana extracorpórea em unidade de terapia intensiva

Objetivo

Analisar a viabilidade e segurança da mobilização precoce em pacientes críticos com ECMO em uma UTI do Rio de Janeiro.

Métodos

Estudo retrospectivo envolvendo pacientes críticos com ECMO no período de março de 2022 até agosto 2023. O grau de mobilização, equipe multidisciplinar necessária, critérios de segurança de início e necessidade de interrupção de condutas foi feita de acordo com protocolo interno da instituição.

Resultados

18 pacientes, 13 (72,2%) homens, média 48 anos (DP= 20,3) e 10 (55,5%) eutróficos. Indicação de ECMO: insuficiência respiratória hipoxêmica, hipercápnica ou mista (33,3%), seguida de choque cardiogênico (27,7%), cirurgias complexas (22,4%) e síndrome do desconforto respiratório agudo (16,65%). O tipo de ECMO predominante: veno-venosa (66,6%). Os pacientes permaneceram canulados em média 30 dias (DP=48,2) e todos com ao menos 1 cânula femoral. Cinco pacientes (27,7%) atingiram grau máximo de mobilização (deambulação) enquanto em ECMO, cinco (22,2%) fizeram ortostase e dois (11,1%) sedestaram a beira leito. Todos os pacientes mobilizados usavam drogas vasoativas e outros dispositivos como acesso venoso central, acesso arterial, drenos de tórax e mediastino. Apenas três pacientes (16,7%) apresentaram eventos adversos durante mobilização (hipotensão e chicoteamento de cânulas), porém nenhum com necessidade de interrupção das condutas e todos de fácil resolução. Entre os 50% dos pacientes que não foram a óbito, todos tiveram alta hospitalar deambulando sem auxílio, após 42 dias (DP=22,1) de internação hospitalar.

Conclusão

A mobilização precoce em pacientes críticos com ECMO é viável e segura. O efeito da mobilização precoce sobre a morbidade e sobrevida desses pacientes ainda deve ser investigado.

Área

Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma

Autores

Camila Martins de Bessa, Wdielle Marques Cretton de Oliveira, André Chevitarese de Ávila, Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler Junior, Luciana Tagliari, Cynthia dos Santos Samary