Dados do Trabalho


Título

Ultrassonografia pulmonar nas Unidades de Terapia Intensiva brasileiras: qual a realidade?

Objetivo

Obter um espectro atual do uso da ultrassonografia pulmonar nas UTIs brasileiras.

Métodos

Estudo transversal realizado por meio de um questionário eletrônico enviado a médicos que trabalham em UTIs brasileiras.

Resultados

O questionário sobre uso de ultrassonografia foi respondido por 528 indivíduos, dos quais 268 responderam sobre o uso da ultrassonografia pulmonar (50,75%). Destes, 238 (88,8%) responderam que realizam esse exame em suas UTIs (67,2% referentes a serviços encontrados em capitais dos estados brasileiros, sendo que 56,7% dos hospitais privados realizavam o exame e 65,5% dos que trabalhavam em hospital público o realizavam). Entre aqueles que utilizavam o método, 66,9% eram de hospitais universitários e 64,6% de serviços com residência médica, sendo que 85,3% utilizavam o método de rotina (66,2% como rotina durante a pandemia de COVID-19). Quanto aos profissionais que realizavam o exame, 87,4% responderam que o exame era executado unicamente por médicos e 10,9% por fisioterapeutas.

Conclusão

A ultrassonografia pulmonar tem sido realizada de modo significativo nas UTIs brasileiras, sobretudo nas capitais brasileiras (em serviços privados, mas ainda mais em serviços públicos, com uma maior predominância nos que contém programas de residência médica). A maioria dos profissionais que atuam em hospitais universitários responderam de modo positivo quanto ao uso do método. Na maioria dos serviços o exame é executado por médicos, contudo, um número significativo afirmaram que os fisioterapeutas também utilizam esse método.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Paulo César Gottardo, Andréia Cristina Fumagalli Cainelli, Elbia Assis Wanderley, Arthur Afonso de Sousa Soares, Alexandre de Lima Maehler, Taciana Assis Bezerra Negri, Alexandre Jorge de Andrade Negri Júnior, Camila Oliveira Negri