Dados do Trabalho
Título
Análise de pacientes admitidos em unidade de terapia intensiva neurológica provenientes da emergência
Objetivo
Analisar as admissões provenientes da emergência em uma unidade de terapia intensiva neurológica.
Métodos
Trata-se de um estudo observacional, transversal, realizado com pacientes adultos admitidos em uma UTI neurológica de um hospital localizado no Recife. O período da pesquisa compreendeu os meses de janeiro a junho de 2023 e contou com dados secundários extraídos do Prontuário Eletrônico do Paciente por meio de programa de gestão hospitalar com base em Business Intelligence. Foram analisadas todas as admissões oriundas da emergência. Os dados foram armazenados em planilha eletrônica Excel e as variáveis submetidas à estatística descritiva simples.
Resultados
Foram admitidos 289 pacientes na UTI. Destes, 20 (7,0%) foram procedentes da emergência. O grupo apresentou média de idade de 66 anos, prevalecendo o sexo feminino com 13 (65,0%) pacientes. O diagnóstico médico prevalente foi de acidente vascular cerebral (30,0%) seguido de hemorragia subaracnóidea (15,0%). O tempo médio de transferência entre emergência e UTI foi de 7 horas e 43 minutos. Na UTI, o tempo de permanência variou entre 1 e 77 dias, com média de 8 dias. Quando analisada a eficiência operacional, o tempo de internamento apresentou média de 19 dias. O desfecho clínico da maioria (90,0%) foi alta médica melhorada.
Conclusão
Conhecer o perfil dos pacientes admitidos na UTI a partir da emergência é substancialmente útil para aprimorar processos e fluxos institucionais de admissão visando a qualidade assistencial e segurança do paciente. Isso permite a alocação de recursos adequados, personalização do tratamento e desenvolvimento de protocolos específicos para melhores resultados clínicos e satisfação do paciente.
Área
Epidemiologia
Autores
Bruno Felipe Novaes Souza, Antonio Gonçalves Oliveira, Claudia Cristina Lira Santana, Viviane Rodrigues Silva, Danielle Menezes Vargas Silva, Déborah Catharina Campos Siqueira, Fernando José Barbosa Cruz, Hélio Flávio Faustino Santos