Dados do Trabalho
Título
Nova chance para respirar: trauma torácico complexo e seus desafios na UTI
Descrição de Caso Clinico
Relatamos o caso de um paciente do sexo masculino, de 34 anos, vítima de um trauma torácico grave secundário a esmagamento por caçamba. Apresentando dessaturação e instabilidade hemodinâmica, o paciente recebeu atendimento pré-hospitalar e foi rapidamente transferido ao Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Lá, foi imediatamente encaminhado ao Centro Cirúrgico, onde diagnosticou-se uma laceração traqueal complexa. Posteriormente à estabilização, a tomografia evidenciou também um acidente vascular encefálico de fossa posterior secundário a dissecção traumática de artéria vertebral. No dia seguinte, o paciente foi submetido a nova cirurgia devido sinais de hipertensão intracraniana.
Na UTI, inicialmente encaramos o manejo agudo de um paciente politraumatizado, neurocrítico e com trauma de vias aéreas complexo, agravado por disfunção renal aguda com necessidade de diálise, instabilidade hemodinâmica e síndrome do desconforto respiratório agudo grave. Entre as particularidades desafiadoras do caso, estavam a impossibilidade de aspiração de vias aéreas e prona devido ao trauma torácico e de vias aéreas. Nas fases de recuperação e reabilitação, novos desafios surgiram, dos quais destacam-se o desmame ventilatório prolongado, estenose traqueal e ferimento descolante de tórax anterior com necessidades de várias abordagens pela equipe de cirurgia plástica.
Depois de 94 dias de internação, o paciente recebeu alta hospitalar com recuperação funcional e cognitiva consideráveis.
Desde à admissão até sua desospitalização, o paciente exigiu gestão e trabalho cooperativo de múltiplas especialidades médicas e equipe multidisciplinar para enfrentar as dificuldades específicas de cada aspecto clínico. nos ilustrando a importância da interdisciplinaridade e trabalho em equipe para desfechos clínicos bem-sucedidos.
Área
Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma
Autores
CAMILA VAROTTO BARONCINI, Gabriel Afonso Dutra Kreling, Pedro Vitale Mendes