Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA E SEGURANÇA DA DEXMEDETOMIDINA EM CRIANÇAS SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Objetivo

Avaliar o perfil de eficácia e segurança da dexmedetomidina em crianças sob ventilação mecânica invasiva, através da realização de uma revisão sistemática da literatura com metanálise.

Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática seguindo o guideline PRISMA, com protocolo registrado na base de dados internacional PROSPERO, sob o nº de identificação CRD42024496160. A busca incluiu estudos publicados até dezembro de 2023 nas bases de dados PubMed, Embase e Cochrane. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores independentes, através da plataforma Rayyan, e discordâncias resolvidas por um terceiro revisor. O risco de viés dos estudos foi avaliado pela ferramenta Risk of Bias 2 (RoB2) para RCTs da Cochrane.

Resultados

Dos 708 estudos inicialmente identificados, sete RCTs foram incluídos na análise. Cinco apresentaram "alto risco" de viés, um apresentou "algumas preocupações" e um apresentou "baixo risco"de viés. Os estudos mostraram que a dexmedetomidina é eficaz na sedação, comparável a outros sedativos. A maioria dos estudos não encontrou diferença significativa na incidência de bradicardia e hipotensão entre os grupos tratados com dexmedetomidina e os controles.

Conclusão

Apesar da carência de estudos de alta qualidade desse tema em pediatria, a dexmedetomidina mostrou eficácia e segurança na sedação de crianças sob ventilação mecânica. Eventos adversos como bradicardia e hipotensão foram raros e reversíveis com medidas simples. A droga se apresenta como uma alternativa promissora aos opioides e benzodiazepínicos, devido ao seu perfil sedativo semelhante ao sono natural e menor incidência de delirium e abstinência.

Área

Pediatria

Autores

Fernanda Oliveira César, Alexandre Peixoto Serafim, Patrícia Marques Fortes, Fernanda Aparecida Oliveira Peixoto, Paulo Sérgio Sucasas Costa