Regulamento para submissão de Casos Clínicos
1. Das datas de recebimento dos casos
1.1 A data limite para o recebimento dos casos será 27/10/2024 valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Não haverá prorrogação deste prazo.
A submissão do caso não estará vinculada a inscrição no congresso.
2. Do local para o envio dos casos
2.1 Os casos deverão ser encaminhados via internet utilizando-se do formulário eletrônico disponível em “SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS”.
3. Análise dos casos
3.1 Os casos serão analisados pela Comissão Científica do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, e serão selecionados os 12 melhores.
3.2 A comunicação sobre a aprovação ou não, será por meio do correio eletrônico, pelo qual foi remetido o caso, até o dia 04/11/2024.
4. Dos casos
4.1 Os casos deverão ser submetidos no formato PowerPoint, com no máximo 10 slides.
Deverão estar incluídos na apresentação, os seguintes itens:
- Dados do paciente.
- História clínica resumida.
- Exame físico dirigido.
- Exames laboratoriais e de imagem.
- Evolução do caso.
- Resultados de exames (se aplicável).
- Resultados de imagem (se aplicável).
- Desfecho.
5. Da formatação dos casos
Após a seleção, a Comissão Julgadora irá incluir na apresentação perguntas que suscitem discussão na plateia. O novo formato de apresentação será devolvido aos autores para os ajustes finais. O autor terá 10 dias para discutir com a comissão cientifica e tirar dúvidas sobre as perguntas sugeridas.
6. Da apresentação dos casos selecionados
6.1 Serão disponibilizados 20 minutos, sendo 8 minutos para apresentação e o tempo restante para discussão do caso.
6.2 Conforme definição da Comissão Cientifica, duas perguntas poderão acrescentadas durante a apresentação para suscitar discussão com a plateia.;
6.3 Após cada pergunta e ao final, dois debatedores darão suas opiniões sobre o caso;
6.4. A discussão não deverá exceder 10 minutos. Nos últimos 2 minutos o apresentador poderá finalizar, colocando para a plateia os resultados de exames e/ou de imagem.
7. Certificado
7.1 O certificado conterá o nome do apresentador juntamente ao nome do Centro Formador, da Residência Médica ou da Universidade.
7.2 A não apresentação do caso implicará na não obtenção do certificado e na suspensão para submissão de novos casos pelo período de 2 anos.
8. Disposições Gerais
8.1 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Data limite para submissão: 27/10/2024
Data da comunicação sobre aprovação: 04/11/2024