Dados do Trabalho


Título

REDUÇÃO DA CONTENÇÃO MECÂNICA EM UNIDADES CRÍTICAS: ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Objetivo

Reduzir a utilização de contenção mecânica com a implantação de medidas preventivas compostas em um protocolo institucional com a atuação da equipe multidisciplinar em unidade crítica.

Métodos

Estudo quantitativo realizado em uma unidade de terapia intensiva multidisciplinar de um hospital geral composta por 20 leitos, com pacientes adultos de idade ≥ 18 anos, que se apresentavam contidos ou com indicação de contenção mecânica no período de janeiro a dezembro de 2023. Foi realizado levantamento do número de pacientes contidos no setor, elaborado treinamento in locco da equipe multidisciplinar fomentando a importância de esgotamento das medidas não restritivas ao paciente, implantado alinhamento na visita multidisciplinar referente aos pacientes contidos e medido o impacto destas ações através do indicador de qualidade.

Resultados

Durante o período de implantação das medidas preventivas para redução da contenção mecânica, observamos maior adesão e um olhar diferenciado da equipe multidisciplinar em relação a esses pacientes. Isso resultou na diminuição da contenção mecânica, quando comparado o 1º trimestre onde a média era de 12% com o 4º trimestre, houve uma redução para 6,34% que representa uma queda de 50% no 4° trimestre de 2023.

Conclusão

O engajamento da equipe multidisciplinar na implementação de medidas preventivas para redução de pacientes contidos em unidades críticas, vem se mostrando eficaz através da identificação de necessidades que possam instigar reflexões, sensibilizar e reconstruir novas práticas dos profissionais direcionadas ao cuidado centrado no paciente.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Andreia Linhares Yokoi Rodrigues, Euclydes Garcia Domingos Florentino, Andréia Silva Oliveira Simeão, Andreia Maria Minutti de Almeida, Cristiane Machado Alexandre Souza, Milena Martins de Castro Elias, Mauro Sergio Mendonça dos Santos