Dados do Trabalho


Título

Eventos adversos relacionados ao transporte intra-hospitalar de pacientes críticos

Objetivo

Caracterizar os eventos adversos relacionados ao transporte intra-hospitalar de pacientes críticos.

Métodos

Estudo descritivo, quantitativo, realizado em cinco unidades de terapia intensiva adulto de um hospital do Rio de Janeiro. A amostra por conveniência, foi composta 53 enfermeiros. Incluídos os profissionais que participaram de pelo menos um transporte intra-hospitalar e excluídos os que estiveram de licença ou férias durante o período da pesquisa. Foram coletados através de um questionário com o perfil dos participantes e possíveis eventos relacionados ao transporte intra-hospitalar. Para análise foram realizados testes de independência, qui-quadrado ou exato de Fisher, para determinar a presença de associação entre as variáveis independentes e os desfechos. O nível de significância adotado em todo o estudo foi de 5%.

Resultados

Dos participantes, 71,6% possuíam especialização em terapia intensiva e áreas afins, 58,5% passaram por treinamento em transporte. A situação clínica vivenciada durante transporte com maior frequência foi a instabilidade hemodinâmica (90,6%), seguida por agitação psicomotora (62,2%). Ao considerar situações não clínicas, tem-se atraso na realização dos exames (94,3%) e falha na comunicação entre os setores (88,7%) como as mais frequentes.

Conclusão

O presente estudo mostrou que a instabilidade hemodinâmica dos pacientes foi o evento adverso clínico mais comum entre os enfermeiros e o atraso na realização de exames, o não clínico. Recomenda-se a implementação e uso de ferramentas, como o checklist na realização deste procedimento, além de uma avaliação criteriosa da condição clínica do paciente e de necessidade de transporte, evitando um deslocamento desnecessário e garantindo a segurança deste paciente.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Camila Portilho Araujo, Vanessa Galdino de Paula, Luana Ferreira de Almeida, Ana Lúcia Cascardo Marins, Caroline de Deus Lisboa, Camila Tenuto Messias da Fonseca, Lucas Rodrigo Garcia de Mello