Dados do Trabalho
Título
Percepção da equipe interprofissional sobre o uso da telemedicina em Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia do covid-19
Objetivo
Caracterizar atitudes e percepções da equipe multiprofissional sobre a utilidade e efetividade do uso da Telemedicina em tempos de pandemia, no que diz respeito às suas vivências e aos diferentes significados impostos a ela no exercício de sua prática profissional.
Métodos
Estudo transversal, quali-quantitativo, de caráter exploratório por meio de questionários e entrevistas em grupos focais (. Para a análise das respostas quantitativas utilizou-se o software IBM SPSS Statistcs 21.. A Análise de Conteúdo dos GF foi do tipo temática e de construção das categorias não a priori de Bardin. Após a análise os dados foram agrupados e estruturadas sob insights da teoria das representações sociais de Moscovici.
Resultados
Os resultados mostram satisfação da equipe com o uso da telemedicina e destacam o papel propulsor da pandemia em sua implementação. Sob diferentes óticas de equipe interdisciplinar o uso da telemedicina foi desvendado e surgiram aspectos potencialmente modificáveis e que podem contribuir para a melhora de sua utilização, sendo que a dimensão consistência foi o maior obstáculo a ser superado e a dimensão integração foi o destaque a ser estimulado. A percepção dos entrevistados do sexo feminino e o treinamento prévio sobre uso da tecnologia sobressaíram-se nesse estudo como facilitadores a implementação da telemedicina na UTI.
Conclusão
Concluiu-se que o trabalho apresenta contribuição significativa para o setor da saúde, e mostra um panorama do uso da telemedicina sob a ótica de seus principais atores revelando fatores potencialmente modificáveis que sustentarão um melhor uso da tecnologia.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
Vivian Menezes Irineu, Flavio Morgado