Dados do Trabalho
Título
Prevalência de Candidíase Oral em Pacientes de UTI ao Longo de 23 Meses. Avaliação de um serviço de Odontologia implantado há 2 anos
Objetivo
Levantar a prevalência da Candidíase Oral em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Catarina num período de 23 meses e correlacionar com a importância do cirurgião-dentista dentro da UTI.
Métodos
Estudo retrospectivo observacional, transversal. Incluindo pacientes acima de 18 anos, internados em uma UTI do hospital. Critérios para avaliação: risco de pneumonia associada à ventilação mecânica, idosos, nível de consciência reduzido, risco de endocardite infecciosa, internação prolongada, pré-operatório de cirurgia cardíaca e alterações bucais significativas. Foram observados dados demográficos, índice de saúde bucal e dados de alterações bucais desses pacientes entre setembro de 2022 e julho de 2024.
Resultados
1881 pacientes foram avaliados. Estes foram submetidos a 6247 avaliações. Entre os pacientes que tiveram critério e foram avaliados pelo serviço de Odontologia, 12% foram diagnosticados com Candidíase oral durante a internação. Nos pacientes internados por motivo clínico, 13% tiveram Candidíase oral detectada. Nos pacientes com admissão em PO de procedimentos cirúrgicos, 10% e 22% dos pacientes em ventilação mecânica. Dos que foram a óbito, 14% foram diagnosticados com a doença. Os que tiveram alta como desfecho, 12%.
Conclusão
Dos 1881 pacientes assistidos pelo serviço de odontologia em 6247 avaliações odontológicas 12% foram diagnosticados com Candidíase oral durante a internação. Observou-se uma maior prevalência nos pacientes em ventilação mecânica, que tiveram óbito como desfecho e com internação por um motivo clínico, demonstrando a importância do cirurgião-dentista no âmbito da UTI para o diagnóstico, tratamento dessas lesões e melhora da qualidade de vida do paciente.
Área
Epidemiologia
Autores
Leonardo Gonçalves Modolon, Beatriz Sacchetti Almeida, Ana Carolina Costa Borges, Daniel José Silva Filho, Olavo Esteves, Kamila Silva Peruzini, Victor Gomes Martins, Fernando Graça Aranha