Dados do Trabalho
Título
Melhores práticas na prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica: capacitação dos profissionais de saúde
Objetivo
Avaliar a aprendizagem das equipes de enfermagem, médica e de fisioterapia atuantes na assistência direta aos pacientes em Ventilação Mecânica em uma UTI antes e após ação educativa sobre as melhores práticas na prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica.
Métodos
Trata-se de um estudo quantitativo correlacional, tipo antes e depois, que utilizou um instrumento teste de conhecimento sobre prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica aplicado antes e após a realização de um treinamento com 49 profissionais atuantes na assistência direta aos pacientes com risco de desenvolver PAVM da UTI do HU-USP.
Resultados
O valor do teste de postos sinalizados de Wilcoxon é < 0,001. Com base nestas análises, temos evidência muito forte de que o número de acertos aumentou no pós teste em todas as questões. No pré teste o grupo de técnicos de enfermagem e enfermeiros foram os que menos acertaram. Já no pós teste, o número de acertos é muito próximo do máximo possível para todas as categorias.
Conclusão
O estudo revelou que a intervenção educativa, por meio de um vídeo apresentando as melhores práticas na prevenção da PAVM, resultou em um aumento estatisticamente significativo na aprendizagem dos profissionais de saúde. Esse aumento de acertos na avaliação pós-treinamento evidencia a eficácia da intervenção e ressalta a importância de investir em educação permanente para os profissionais de saúde.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
Rosemary Cristina Marques Simoni, Heloisa Helena Ciqueto Peres