Dados do Trabalho


Título

Análise dos intervalos de tempo entre admissão e desfecho em pacientes no setor de paliação

Objetivo

Avaliar os intervalos de tempo entre a admissão e o desfecho dos pacientes no setor de paliação, identificando padrões e diferenças significativas que possam orientar melhorias no manejo clínico.

Métodos

Realizou-se uma análise retrospectiva de dados de pacientes admitidos no setor de paliação do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Os intervalos de tempo entre a entrada no setor e o desfecho foram calculados e comparados entre diferentes desfechos como óbito, alta melhorado, internado e transferência externa.

Resultados

A análise incluiu 273 pacientes, com os seguintes desfechos: "ÓBITO" (93,41%), "ALTA MELHORADO" (4,40%), "INTERNADA" (1,47%) e "TRANSF. EXTERNA" (0,73%). A média do intervalo para o desfecho "ÓBITO" foi de 10,48±2,33 dias. Pacientes que receberam alta com melhorias permaneceram, em média, 19,09±4,91 dias no setor, enquanto aqueles que permaneceram internados ficaram 105 dias. Pacientes transferidos para outras instituições apresentaram uma média de 17±7 dias. Uma análise ANOVA foi realizada entre os grupos.

Conclusão

Nossos dados mostram que pacientes em paliação que falecem tendem a permanecer menos tempo no setor, enquanto aqueles que melhoram ou são transferidos têm períodos mais longos de internação. Isso reforça que o objetivo dos cuidados paliativos é garantir uma alta segura (desospitalização) e não prolongar a vida. Altas prolongadas refletem a complexidade da desospitalização, envolvendo tanto o preparo clínico quanto a preparação da família. Investir em especialidades, recursos e treinamentos para capacitar as famílias é crucial para reduzir o tempo de internação, melhorar a eficiência do setor e a qualidade de vida dos pacientes.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Lucimar Martins da Silva, Rivelino Trindade de Azevedo, Luiz Antonio Fernandes Figueira, Francisco Charles Sousa Carvalho, Julián Camilo Alfonso Díaz, Daniela Maria Hermida Calixto dos Santos, Roberto Rangel Alves da Silva, Aluana Santana Carlos