Dados do Trabalho


Título

Prevalência de indicação de suporte paliativo em Unidade de Terapia Intensiva, através da aplicação das ferramentas Pergunta Surpresa e SPICT-BR: um estudo transversal

Objetivo

Identificar a prevalência dos pacientes que se beneficiariam de Cuidados Paliativos (CPs) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos do Hospital das Clínicas de Bauru (HCB).

Métodos

Estudo transversal realizado em hospital secundário que conta com 16 leitos de UTI, durante o período de 30 dias. Aplicados a Pergunta Surpresa (PS) e o Supportive and Palliative Care Indicators Toll (SPICT-BR) à admissão de pacientes apenas em ambiente de UTI e com idade > 18 anos. A aplicação foi realizada por alunos do 6º ano previamente treinados, e a solicitação de avaliação de CP realizada à critério do médico assistente. Realizada análise estatística descritiva, com os dados apresentados em mediana e percentis 25 e 75%. Foram critérios de inclusão: (1) admissão na UTI; (2) idade > 18 anos. Não há critérios de exclusão, pois todos os pacientes foram analisados.

Resultados

Quarenta pacientes foram incluídos, sendo a mediana da idade 63,5 (44,5-74) e os principais diagnósticos à admissão: pneumonia 42,5% (17), sepse 20% (8), intoxicação exógena 15% (6) e DPOC exacerbada 15% (6). Destes, 70% (28) apresentavam indicação de CP pelo SPICT-BR e 57,5% (23) pela PS, porém foi solicitada avaliação da equipe de CP para apenas 7,5% (3).

Conclusão

Há uma demanda crescente em CP no ambiente de UTI, tornando-se necessário a implementação de fluxogramas institucionais para acionamento precoce e integração destes cuidados, visando uma melhor assistência e planejamento de cuidados avançados destes pacientes.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Pedro Henrique Della Libera, Thiago Augusto Arantes Lopes, Eliana Marangoni, Inara Cristina Marciana Frini, Maria Carolina Luzinetto de Araújo, Maiara Silva Tramonte, Felipe Antonio Rischini, Júlio César Garcia de Alencar