Dados do Trabalho
Título
Análise quantitativa das intervenções farmacêuticas de terapia sequencial oral em unidades de terapia intensiva
Objetivo
Contabilizar a redução de custo com medicamentos endovenosos a partir das intervenções farmacêuticas de terapia sequencial oral (TSO) em unidades de terapia intensiva.
Métodos
Análise retrospectiva das intervenções de TSO realizadas no período de agosto a dezembro 2023 pelos farmacêuticos clínicos em unidades de terapia intensiva (40 leitos) de um hospital privado em São Paulo. Para a coleta dos dados foram utilizados relatórios extraídos do prontuário eletrônico Tasy. A partir desses relatórios foram selecionadas as intervenções de terapia sequencial aceitas pela equipe médica. Para calcular a diferença do custo da terapia sequencial em cada intervenção foi utilizado o programa de computador Microsoft Excel aplicando a formula: [(valor de ampolas + kit de preparo e infusão) - (valor dos comprimidos ou solução oral)] multiplicado pelos dias de uso após a intervenção.
Resultados
Foram 172 intervenções aceitas de TSO em 15 medicamentos diferentes. A redução de custo total calculada foi de R$ 58.447,63. Os três medicamentos com mais intervenções foram pantoprazol 55,81% (96), bromoprida 13,37% (23) e azitromicina 12,21% (21)representaram respectivamente 18,57%, 5,86% e 8,90% do valor total. Destaca-se o medicamento Lacosamida que obteve o maior percentual, 62,78% do valor total com 4,07% (7) das intervenções realizadas.
Conclusão
O farmacêutico tem um papel importante na promoção do uso racional de medicamentos. A terapia sequencial pode beneficiar na diminuição de manipulação de dispositivos invasivos e risco de infecções relacionadas, bem como na sua retirada precoce, na redução de custos com materiais e o tempo gasto pela equipe de enfermagem com o preparo de medicamentos injetáveis.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
Keyla Akiko Ishigaki Setio, Julia Sarmento Ferreira Berlfein, Paulo Henrique Da Cunha Oliveira, Larissa Toniolo