Dados do Trabalho


Título

Apredizados no tratamento da SARA grave após a pandemia do COVID-19: manejo multidisciplinar e uso da estratégia de pronação.

Objetivo

Avaliar de forma subjetiva, através de dois casos clínicos recentes, o atual preparo da equipe multidisciplinar no tratamento da Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) grave com o uso da estratégia de pronação, após a pandemia, em um hospital terciário em Ilhéus-BA.

Métodos

Analisar o prontuário de dois casos clínicos recentes de SARA grave na UTI, não responsivos à estratégias tradicionais que responderam de forma positiva à estratégia de pronação, e tecer comentários com o período pré-pandemia no qual no serviço, nenhum paciente era pronado no curso de uma SARA grave.

Resultados

Os dados em prontuário evidenciaram uma boa resposta à estratégia de ventilação, sem intercorrências no manejo e com benefícios aos pacientes dos casos em questões, mostrando um evidente avanço no manejo dessa doença grave no serviço.

Conclusão

O aprendizado e experiência no uso da estratégia de pronação e o treinamento da equipe na UTI permitem um tratamento mais eficaz no contexto da SARA grave atualmente, permitindo a pacientes uma evidente melhora clínica com esse manejo multidisciplinar de hoje.

Área

Insuficiência respiratória e ventilação mecânica

Autores

Matheus Lagarica Lawinscky , Bruna Carla Feitosa da Silva, Clara Nascimento Passos Silva, Allan Siqueira Silva, Daniella Freire Ribeiro Bernardes , Eric Ettinger de Menezes Junior