Dados do Trabalho


Título

O Impacto na redução de invalidação de potencial doador após implementação de protocolo de manutenção no estado do Maranhão: um estudo retrospectivo

Objetivo

Dimensionar o impacto na redução de invalidação do potencial doador após implementação do protocolo de manutenção estadual.

Métodos

Consiste em um estudo retrospectivo observacional, acumulando as validações de potenciais doadores, e comparando dados, entre os períodos de janeiro a junho de 2023 e janeiro a junho de 2024. Utilizado o sistema Microsoft Excel para armazenamento e análise do material. Realizado uma comparação entre os períodos por meio do SPSS para análise comparativa de dados estatísticos.

Resultados

Em 2023, foram registrados 78 casos de morte encefálica, aumentando para 134 em 2024, o que refletiu em um crescimento significativo de doadores elegíveis, de 34 para 94, e de doadores efetivos, com aumento de 58,3%. A captação de órgãos e tecidos cresceu 50% e 54%, respectivamente. Testes estatísticos confirmaram a relevância dessas mudanças: o teste t pareado mostrou uma diferença estatisticamente significativa entre 2023 e 2024 (t = -3,1628, p-value = 0,02502), enquanto o teste de Wilcoxon corroborou essa diferença (p-value = 0,03125). Esses resultados validam a eficácia do protocolo estadual, que aprimorou a detecção de mortes encefálicas, aumentou a eficiência da doação e salvou mais vidas por transplantes.

Conclusão

A implementação do protocolo de manutenção do potencial doador estadual demonstrou um impacto significativo na redução da invalidação de potenciais doadores, refletindo-se no aumento do número de doadores elegíveis e efetivos. Essa evidencia a eficácia do protocolo em otimizar o processo de doação, contribuindo para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e, consequentemente, para o aumento das chances de salvar vidas.

Área

Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma

Autores

VALDEMIRO FREITAS NETO, VINICIUS FREIRE PEREIRA, PAULA DE CARVALHO BACELAR, POLLIANA COSTA BORTOLON MELO, Carlos Alberto Araujo de Azevedo Neto, Heloisa Rosario Furtado Oliveira Lima, AUGUSTO HIPOLITO CHAGAS FREATO, HIAGO SOUSA BASTOS