Dados do Trabalho


Título

Tempo médio para realização da tomografia nos pacientes submetidos a trombólise por AVC, em um hospital terciário no interior da Bahia.

Objetivo

Identificar o tempo médio para a realização da tomografia em pacientes submetidos a trombólise no ano de 2023 em um hospital terciário no sul da Bahia com quadro clínico de AVC isquêmico após implementação do protocolo de AVC

Métodos

estudo observacional retrospectivo através dos dados preenchidos no protocolo de AVC da instituição e posterior análise de prontuário eletrônico dos pacientes.

Resultados

O tempo médio para a realização da tomografia de crânio, após a chegada ao hospital foi de 37 minutos. Este tempo foi conseguido após conscientização da equipe e criação de fluxos, com o protocolo de AVC. Anteriormente ao protocolo, o tempo médio de realização era de 4 horas.

Conclusão

O estudo revela que após a implantação do protocolo de AVC, em 2020 na instituição, houve uma melhora significativa quanto ao tempo para realização da tomografia o que impacta diretamente no desfecho dos pacientes e na assistência prestada evidenciando a importância da implementação de protocolos eficientes e treinamento continuado da equipe.

Área

Neurointensivismo

Autores

Bruna Carla Feitosa da Silva, Clara Nascimento Passos Silva, Antonio Fernando Ribeiro Silva Junior, Matheus Lagarica Lawinscky, Daniella Freire Ribeiro Bernardes , Eric Ettinger de Menezes Junior