Dados do Trabalho
Título
“Avaliando a saúde muscular dos pacientes em acompanhamento fisioterapêutico intradialítico”
Objetivo
Avaliar a saúde muscular dos pacientes em acompanhamento fisioterapêutico durante a hemodiálise como direcionador do processo de reabilitação dos pacientes renais crônicos em hemodiálise.
Métodos
Com base no fluxo e resultados de avaliação de sarcopenia proposto do consenso de sarcopenia atual, feita a avaliação muscular que engloba força muscular através do teste de força de preensão palmar e avaliação do desempenho físico com o teste Timed Up and Go (TUG), para entender o acometimento do paciente e direcionar a reabilitação de maneira individualizada e assertiva.
Resultados
44 pacientes foram avaliados , 63% (28) apresentavam redução na preensão palmar sugerindo uma possível sarcopenia. Destes, 28% (8) também apresentavam alteração no desempenho funcional pelo teste Up and Go, sugerindo uma maior gravidade da sarcopenia. Estes achados são fundamentais para programar o processo terapêutico, traçar metas e compartilhamento com equipe médica para otimização do tratamento e cuidado do paciente.
Conclusão
Observamos que os pacientes apresentam alteração muscular e que a possibilidade de reconhecimento desta, faz com que a intervenção seja mais precoce podendo prevenir sua evolução e proporcionar a chance de melhora funcionalidade e autonomia dos pacientes, inclusive para preparação e recuperação de um eventual transplante renal.
Área
Índices Prognósticos
Autores
Juliana Collares Trevisan, Edna Yaemi Hirota, Evelyn Costa Caldas, Fabia Gentil