Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico dos pacientes que apresentaram falha de extubação em um hospital privado

Objetivo

Analisar e descrever dados clínicos que podem estar associados à falha de extubação de pacientes internados em seis unidades de terapia intensiva.

Métodos

Estudo retrospectivo com análise dos indicadores e prontuários, onde foram identificados os pacientes que apresentaram falha de extubação nos anos de 2022 e 2023.

Resultados

Entre os pacientes submetidos à intubação orotraqueal (IOT) e posterior extubação (EXTOT), 18 indivíduos apresentaram a necessidade de retorno à assistência ventilatória mecânica em menos de 48 horas, representando 9,57% de falhas nos 2 anos avaliados. A análise do perfil epidemiológico mostrou que 72% eram do sexo feminino e o principal motivo da IOT na admissão foi a insuficiência respiratória aguda (44%). O tempo médio até a primeira tentativa de extubação foi de 3,97 dias (Dp=4,47). Associados ao quadro clínico 10 pacientes apresentavam como comorbidades a insuficiência cardíaca e/ou hipertensão arterial. Observou-se uma taxa de hemoglobina média=10,01g/dl na data da extubação. Quanto à investigação sobre o momento da extubação, mostrou que em 7 pacientes foi realizado apenas o teste de respiração espontânea (TRE), sem registros sobre avaliação da mecânica respiratória e outros testes preditivos.

Conclusão

Identificamos que diversos fatores clínicos podem estar associados a falha de extubação, como sexo feminino, insuficiência cardíaca, taxa de hemoglobina e não uso de múltiplos testes preditivos. A reintubação pode trazer complicações como aumento da morbimortalidade e maior permanência hospitalar, tornando necessária a avaliação multifatorial em face da complexidade deste momento na condução do plano terapêutico do paciente crítico.

Área

Insuficiência respiratória e ventilação mecânica

Autores

Roberta Vicente Cruz, Ana Clara Silva Silva, Nathália Lucena Santos, Antônio Gonçalves Oliveira, Camilla Beatriz Coutinho Fonseca, Sérgio Augusto Santiago Silva, Shirley Lima Campos, Jarly Oliveira Santos Almeida