Dados do Trabalho


Título

Pacientes que alcançaram a meta calórica e proteica de terapia nutricional enteral em unidades de terapia intensiva coronariana

Objetivo

Analisar a quantidade de pacientes que atingiram meta calórica e proteica de terapia nutricional enteral (TNE) em duas unidades de terapia intensiva coronariana.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo, com fonte de dados baseada em indicadores do setor de nutrição clínica. Foram coletados dados de 1500 pacientes adultos admitidos em duas UTIs coronariana de um hospital privado entre os meses de janeiro a dezembro de 2023 para analisar as variáveis de meta calórica e proteica alcançada em até 72 horas e os motivos da não adequação.

Resultados

Foi identificado 1878 pacientes/dia em uso de TNE e, destes, 1137 (60.54%) atingiram meta calórica e proteica em até 72 horas. Dentre aqueles que não atingiram as metas esperadas, os principais motivos foram: em progressão da dieta (11.8%), instabilidade hemodinâmica (7.2%), jejum para exame ou procedimento (4.4%), e 16.6% tiveram vários motivos, dentre eles incluem-se: regurgitação, diarreia, pronação, pausa noturna, obstrução da sonda, vazão errada, início tardio da dieta, distensão abdominal.

Conclusão

Se faz necessário avaliar a meta calórica e proteica do paciente no ambiente de terapia intensiva. A maioria dos pacientes conseguiram atingir a meta calórica, reforçando a importância da integração da equipe multidisciplinar. Dentre os que não atingiram a meta foi iniciado um plano de ação de correção de rumo customizado para cada paciente como: otimizar hemodinâmica, utilizar menor tempo de suspensão de dieta para exame, prescrever procinéticos, monitorizar e otimizar a vazão da dieta, monitorar e aumentar o volume de água para reduzir as causas de obstrução de sonda.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Camila Fernanda Cândido Albuquerque, Thayana Conceição Freire, Antonio Gonçalves Oliveira , Lucas Goveia Araújo, Luciana Maria Staudinger Ribeiro, Ianny Siqueira Leite, Luiz Henrique Queiroz Oliveira, Camila Ferreira Leal Nunes