Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico e desfechos temporais dos pacientes extubados com sucesso: uma análise retrospectiva

Objetivo

Identificar o perfil clínico, marcos temporais da ventilação mecânica invasiva (VMI) e internamento hospitalar dos pacientes com extubação de sucesso em unidades de terapia intensiva (UTI) em um hospital privado.

Métodos

Análise retrospectiva dos prontuários eletrônicos de pacientes adultos internados submetidos a intubação orotraqueal (IOT) em 4 UTIs de um hospital privado no ano de 2023. Foram analisados sexo, idade, diagnóstico base, tempo de VMI e internamento hospitalar com valores apresentados em mediana e interquartil 25-75%.

Resultados

Dos 121 pacientes extubados com sucesso, identificamos que dentre eles, 66 (54,54%) necessitaram da VMI para procedimento cirúrgico, 41 (33,88%) devido insuficiência respiratória aguda (IRpA) e 14 (11,57%) por outras razões. Na análise, pacientes cirúrgicos e com IRpA, não diferiram em idade (67 [58-78] vs 74 [58-83] anos, p=0,23), tempo de internamento hospitalar (22 [9-40] vs 22 [12-43]) dias, p=0,69), contudo o tempo de VMI foi menor nos pacientes cirúrgicos comparados aos com IRpA (1 [0,5-2] vs 5 [3-7] dias, p<0,05 respectivamente).

Conclusão

Os resultados do estudo demonstram que em pacientes com sucesso de extubação, a principal indicação clínica de IOT foi para a realização de procedimentos cirúrgicos, a qual está associada a um menor tempo até a extubação. Este achado pode estar relacionado com uma boa mecânica ventilatória dos pacientes pré-internamento, sem a necessidade de manutenção da assistência ventilatória mecânica invasiva para o tratamento de patologias relacionadas ao sistema pulmonar.

Área

Insuficiência respiratória e ventilação mecânica

Autores

Nathália Lucena Santos, Ana Clara Silva Silva, Roberta Vicente Cruz, Antônio Gonçalves Oliveira, Camilla Beatriz Coutinho Fonseca, Sérgio Augusto Santiago Silva, Shirley Lima Campos, Jarly Oliveira Santos Almeida