Dados do Trabalho


Título

Implementação da Ciência da Melhoria na Unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa de Poços de Caldas – Minas Gerais que resultou na redução de 100% das principais infecções relacionadas assistência à saúde com impacto de mais de R$ 5MM

Objetivo

Reduzir as IRAS, em 30% , melhorar a adesão à higiene das mãos (HM), aprimorar processos e engajamento da equipe.
Antes da intervenção, a UTI, composta por 10 leitos, apresentava uma taxa média de IRAS de 40,9%. Para enfrentar esse desafio, a equipe da UTI e o Controle de Infecção participaram do projeto “Saúde em Nossas Mãos” do PROADI-SUS no triênio de 2021 a 2023.

Métodos

A metodologia do Modelo de Melhoria do Institute for Healthcare Improviment (IHI) foi aplicada, utilizando ciclos de PDSA (Plan-Do-Study-Act) e a implementação de um quadro de gestão diária para sustentar as melhorias (GDSM).

Resultados

Como resultado, houve uma redução significativa nas taxas de infecção, com 100% de redução na Infecção Primária da Corrente Sanguínea (IPCSL) e Infecção do Trato Urinário (ITU), e 64% na Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV). A adesão à HM aumentou em 52%. As estimativas apontam que com o projeto, cerca de 113 infecções foram evitadas, gerando uma economia de R$ 5.147.912,00 ao SUS e 37 vidas foram salvas.

Conclusão

A metodologia mostrou potencial para ser aplicada em outros setores, impactando positivamente a qualidade da assistência e a preservação de vidas.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Dayse Vasconcelos Gomes, Priscila ARIANA SILVA, Jean carlos oliveira, Damiana Ilma Silva, Mario Augusto Lopes