Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE REALIMENTAÇÃO EM PACIENTES EM TERA-PIA NUTRICIONAL ENTERAL INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTEN-SIVA NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAI, ITAPERUNA, RIO DE JANEIRO

Objetivo

A síndrome de realimentação (SR) traz prejuízos ao paciente se não identificada e tratada da manei-ra correta, assim, o objetivo foi identificar os ricos e prevalência da síndrome nos pacientes avalia-dos.

Métodos

Estudo de coorte observacional prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética, realizado em 48 paci-entes adultos em uso de dieta enteral, internados na Unidade de Terapia Intensiva do Pós Operató-rio do Hospital São José do Avaí, em 2023. Para obtenção dos resultados, foram coletados dados do prontuário eletrônico do paciente: idade, sexo, diagnóstico, tratamento, exames laboratoriais (fósfo-ro, magnésio, potássio) e índice de massa corporal.
O risco de SR foi avaliado pelos critérios propostos pelo National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE), e a confirmação do diagnóstico foi realizado pelos níveis de fosfato sérico, me-nores que 2 mg/dL e/ou reduções maiores que 0,5 mg/dL de dois eletrólitos (fosforo, potássio e/ou magnésio) até 72 horas após o início da dieta enteral.

Resultados

Foram avaliados 48 pacientes, com idade média de 65±21,5 anos, e predominância do sexo masculi-no. Destes, 88,6% apresentaram risco para desenvolver da SR e dentre os pacientes com risco, 31,3% tiveram o diagnostico confirmado, onde, 12% foram classificados como síndrome não mani-festa e 3% síndrome manifesta. A prevalência da SR foi observada em 30% da amostra.

Conclusão

Concluímos que a alta prevalência da SR traz diversas complicações, podendo ser fatal, caso não identificada e tratada da maneira adequada, fazendo-se necessário a criação de protocolos de servi-ço na unidade de terapia intensiva para controle e tratamento da mesma.

Área

Epidemiologia

Autores

Lyris Demetrio Merida, Marcio Assis Messias