Dados do Trabalho


Título

Tecnologias e Abordagens Inovadoras de Reabilitação na Terapia Intensiva Pediátrica

Objetivo

Protocolar uma intervenção sensório motora e reabilitar os pacientes internados em unidade hospitalar, desde neonatos até pediátricos de acordo com necessidade e momento de cada população.

Métodos

O protocolo é dividido em três grupos de acordo com a faixa etária que terão diferentes focos de intervenção fisioterapêutica. No recém-nascidos e pré-termos o objetivo é promover a proteção e a neuro maturação, nas crianças até 3 anos de idade, o foco da atuação é na adequação ou manutenção do desenvolvimento neuropsicomotor, e no terceiro grupo, de 3 a 14 anos, com foco na funcionalidade, com monitoramento a partir da escala FSS (Functional Scale Score)

Resultados

Ainda não temos resultados diretamente relacionados a desfechos de cada grupo, porém já observamos uma mudança no tipo de abordagem, na ampliação dos recursos e tecnologias utilizadas e o foco de individualizar o atendimento e o plano terapêutico de acordo com cada faixa etária.

Conclusão

A utilização de protocolo baseado na mobilização funcional associado as novas tecnologias têm se mostrado uma estratégia promissora. A condução adequada do processo de reabilitação no âmbito hospitalar impacta no retorno do paciente para o convívio social e familiar após a alta com menos efeitos negativos decorrentes da internação ou prematuridade.

Área

Pediatria

Autores

Mayara Cristina Galindo de Moraes, Lisandra de Araújo Aureliano, Julia Francischini das Neves, Gleisa Mirela Thomas Brancaglion, Ana Paula Herrera Gobbi, Juliana Collares Trevisan, Edna Yaemi Hirota