Dados do Trabalho


Título

Prevalência de desnutrição em pacientes cirúrgicos internados em UTIs de um hospital público maranhense de alta complexidade

Objetivo

Investigar a prevalência de desnutrição em pacientes cirúrgicos internados em UTIs de um hospital Público de alta complexidade em São Luís- MA com base no Índice de Massa Corpórea (IMC) e pela ferramenta Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM).

Métodos

Trata-se de um estudo observacional e descritivo com > 18 anos. Foram excluídos do estudo, gestantes, pacientes que não possuíam dados disponíveis no prontuário, pacientes em cuidado paliativos ou com morte encefálica, pacientes readmitidos em menos de 30 dias e com tempo de permanência na UTI inferior há 24 horas. As variáveis coletadas foram: sexo, idade, tipo de cirurgia, ventilação mecânica (VM), IMC e o diagnóstico nutricional por meio da ferramenta GLIM, feito através de 2 critérios (etiológico e fenotípico), sendo necessário que o paciente apresente ao menos 1 critério fenotípico (perda de peso, massa muscular e IMC) e 1 etiológico (ingesta alimentar e inflamação) para classificação de desnutrição.

Resultados

A amostra foi de 273 pacientes, a maioria eram do sexo masculino (54,9%) e idosos (57,1%), não dependentes de VM (76,9%), em pós-operatório de cirurgia cardíaca (41,0%), seguida do aparelho digestivo (20,1%) e neurológica (12,1%).Pelo IMC, apenas 13,5% apresentavam desnutrição. Pela GLIM, a desnutrição moderada foi de 36,1% e grave de 13,1%.

Conclusão

A utilização dos critérios GLIM pode detectar precocemente e ampliar o diagnóstico de desnutrição em relação ao IMC, devido à inclusão de outros parâmetros de avaliação nutricional como massa muscular e perda de peso.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Erika Meire dos Santos Martins, Renata de Sousa Gomes Portela, Rosimarie Morais Salazar, Simone Mayane Mendes dos Santos, Robson Eduardo da Silva Araujo, Luana Carvalho dos Santos, Caroline Tavares da Silva Torres, Eryka Escórcio Brito Rêgo