Dados do Trabalho


Título

Impacto das intervenções do Projeto TeleUTI em uma unidade de terapia intensiva do interior do Mato Grosso

Objetivo

Realizar uma análise comparativa do impacto das intervenções do Projeto TeleUTI nos indicadores da unidade após a finalização do projeto.

Métodos

Estudo observacional descritivo, realizado com dados extraídos dos relatórios mensais dos indicadores da UTI. O recorte temporal analisado foi referente ao primeiro semestre de 2023 e 2024. O projeto TeleUTI, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), esteve presente da unidade de janeiro de 2023 à março de 2024.

Resultados

Para esse estudo foi analisado sete indicadores. Em relação à média de idade evidenciou um leve aumento de 57,2 para 58,4 anos de 2023 para 2024. Sobre os indicadores referentes à infecções relacionada à assistência de saúde obteve-se uma diminuição de 47,7% na taxa global de infecção da unidade, redução em 46,4% em incidência de pneumonia associada a ventilação mecânica e 6,5% na infecção de trato urinário relacionado ao uso de cateter vesical. A respeito dos indicadores relacionados ao fluxo dos pacientes na UTI identificou-se um aumento de 29% na média de internações no período, uma queda de 17% na taxa de mortalidade absoluta e um decréscimo de 33% no tempo de permanência na unidade.

Conclusão

Os resultados mostram que a realização dos telerounds ampliou a visão de cuidado, trouxe o amadurecimento da equipe multidisciplinar, fortalecendo a importância de todos os profissionais para o melhor desfecho clínico. O projeto impactou na qualidade da assistência ofertada, levando a altas mais seguras e precoces, com melhora da funcionalidade do paciente e satisfação da família.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

VERIDIANA ASSENCIO SILVA, CARLA FERREIRA REMPEL, LEILA LONGHINI VASCONCELOS, MAILANE RENATA LEITE, ERCILIA ALENCAR DIAS, JULIANA CABRAL DOS SANTOS, SOLANGE MÁRCIA MELO MONTEIRO FALCÃO, MARIA GORETE DE AQUINO VASCO