Dados do Trabalho


Título

Adequação do volume prescrito e infundido em pacientes críticos em uso de nutrição enteral exclusiva.

Objetivo

Avaliar a adequação do volume prescrito e infundido em pacientes críticos na primeira semana de nutrição enteral exclusiva.

Métodos

Trata-se de um estudo observacional e prospectivo, realizado em uma UTI pública de um hospital de alta complexidade de São Luís- MA. Foi coletado diariamente o volume prescrito e infundido da enteral de pacientes internados em UTI durante os sete primeiros dias de terapia, como meta de adequação foi utilizado ≥ 80%. Foram excluídos pacientes em via mista de alimentação, pacientes paliativos e que ficaram menos de 3 dias de enteral. Os resultados foram reunidos e apresentados por meio de frequências simples e percentuais.

Resultados

Participaram do estudo 193 pacientes, dos quais 60% eram idosos, 61,1% do sexo masculino e com diagnóstico predominante de doenças cerebrovasculares, cirúrgicos e sépticos, 30,6 %, 12,9% e 12,9% respectivamente. Observou-se que apenas 50,7% dos pacientes receberam nutrição enteral ≥ 80% do que foi prescrito. Houve um aumento progressivo na adequação indicando uma melhoria na administração da dieta enteral ao longo dos dias da primeira semana, que foram respectivamente de 42%, 54%, 64%, 64%, 71%, 75% e atingindo no sétimo dia adequação de 85%.

Conclusão

O infundido na primeira semana de enteral foi baixo, principalmente nos primeiros dias de terapia. Contudo, houve um aumentou progressivo, atingindo a meta de adequação apenas no sétimo dia.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Larissa Carvalho Ramos, Renata de Sousa Gomes Portela, Rosimarie Morais Salazar, Marina Mendes, Thaiana Lima Silva da Conceição , Eryka Escorcio Brito Rêgo