Dados do Trabalho
Título
DESOSPITALIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Objetivo
Elaborar um material de apoio, com cuidados específicos necessários à desospitalização para os pais e cuidadores da criança com potencial de alta hospitalar; divulgar o material na prática profissional, durante o internamento da criança, como suporte didático junto aos pais e cuidadores e entregar a versão impressa aos pais e cuidadores na
transferência e/ou alta hospitalar.
Métodos
Foi formado um grupo de trabalho multiprofissional, envolvendo enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social, médica e farmacêutica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e a enfermeira do setor Gestão de Altas da instituição. Foram elaboradas cartilhas com orientações específicas de cada profissão envolvida, contendo ilustrações e linguagem acessível, abordando as necessidades complexas das crianças de forma concisa e assertiva.
Resultados
Foram elaboradas 12 cartilhas. A abordagem dos pais e/ou cuidadores é realizada desde o início do internamento, e no decorrer são capacitados para lidar com as demandas de saúde e sociais da criança, promovendo autonomia e prevenindo possíveis complicações pós-alta, permitindo intervenções oportunas, e evitando readmissões desnecessárias.
Proporcionando segurança a esse cuidador que muitas vezes, se vê despreparado frente a possibilidade de levar para casa uma criança com demanda sde cuidado complexas e desconhecidas.
Conclusão
A transição do paciente de uma unidade complexa para o domicílio requer continuidade e integralidade do
cuidado para que a desospitalização seja precoce, segura e eficaz. Assim, assegurando uma prática clínica consistente e
alinhada as tendências contemporâneas de cuidados de saúde centrados no paciente e na comunidade.
Área
Pediatria
Autores
NATALIA FRACARO LOMBARDI ASINELLI, KELLY CRISTINA MORAES SILVA, Alini Macedo, Dayane Coldibeli, Talita Duarte de Oliveira, Solange Gezielle dos Santos Conning, Bruno Natália Miranda, Tatiana Braga Camargo Brisola e Sicari